Compare funcionalidades, vantagens e faça a escolha certa para sua casa
Na hora de planejar a cozinha, uma das principais dúvidas é escolher entre um cooktop ou um fogão tradicional. Esses dois eletrodomésticos oferecem funcionalidades distintas e se adequam a diferentes perfis de usuários.
Se você busca um visual mais moderno e quer otimizar espaço, o cooktop pode ser a melhor escolha. Modelos como o cooktop 5 bocas são ideais para famílias maiores ou quem gosta de cozinhar com mais praticidade e agilidade. Já os menores são perfeitos para quem mora sozinho.
Ainda em dúvida entre o fogão ou o cooktop? Confira as diferenças de cada um e faça a sua escolha.
Vantagens de um cooktop
O cooktop é uma escolha interessante para cozinhas pequenas e modernas, já que confere um visual mais clean e sofisticado. Com uma superfície plana e sem muitos cantos ou botões salientes, a limpeza é rápida e prática, especialmente nos modelos de vidro.
Ele também é recomendado para quem deseja personalizar o cômodo, afinal você pode fazer a escolha separada do forno, o que oferece flexibilidade na distribuição dos eletrodomésticos na cozinha.
Há opções com diferentes números de bocas (2, 4, 5 ou mais), além de variações entre modelos a gás, elétricos ou por indução, adaptando-se a diferentes necessidades.
Desvantagens de um cooktop
Diferente do fogão, o cooktop não inclui o forno acoplado, o que significa que é preciso fazer mais um investimento nesse segundo eletrodoméstico. Além disso, a instalação de um cooktop pode exigir ajustes no balcão ou na infraestrutura de gás e eletricidade, o que demanda mais planejamento e custo.
Em relação aos custos, o preço de um cooktop pode ser bem mais caro em comparação ao fogão clássico, principalmente se você optar por modelos mais modernos, como o de indução ou o elétrico.
Modelos de vidro ou cerâmica, apesar de bonitos, podem ser mais suscetíveis a riscos e danos se não forem manuseados com cuidado. Outra questão também pesa aqui: nem todo cooktop aceita panelas tradicionais, o que não aconteceria no caso do fogão.
Vantagens de um fogão
O fogão é o investimento mais comum nas casas. Combina o cooktop e o forno, ou seja, é um aparelho só para instalar e usar. Vale comentar também que o preço tende a ser mais acessível, ou seja, tem bom custo-benefício para quem está pensando em economizar.
Quanto à instalação, é simples e rápida, sem necessidade de grandes adaptações e pode ser feita pela própria pessoa que comprou o eletrodoméstico. Sem contar que existem muitos modelos disponíveis, variando não apenas o número de bocas, mas também a funcionalidade.
Para fechar a lista de vantagens e comparações, por ser um eletrodoméstico integrado, o fogão pode ser movido com relativa facilidade em caso de mudança ou reforma, enquanto cooktops e fornos embutidos demandam desmontagem e reinstalação.
Desvantagens de um fogão
Se o objetivo é uma cozinha moderna, o fogão pode não ser tão interessante. Em termos de design, o fogão tradicional ocupa mais espaço e não oferece o visual moderno e minimalista dos cooktops. Ele também pode ser menos eficiente em cozinhas pequenas ou ambientes planejados.
A limpeza também pode ser mais trabalhosa em modelos com botões salientes, principalmente se comparada à superfície plana do cooktop. Quanto à distribuição de calor, fogões convencionais podem ser menos eficientes em termos de controle de temperatura, especialmente os modelos mais básicos.
Outra desvantagem e diferença em comparação ao cooktop é que o fogão precisa de um local só para ele na cozinha, o que limita a personalização do espaço. Sem contar que fogões costumam ser maiores e mais pesados, o que pode dificultar mudanças de lugar ou transporte, especialmente em reformas.
Como escolher entre os dois?
Antes de fazer a compra, é preciso pensar no estilo desejado e no espaço disponível na cozinha. O quanto se tem para investir também tem peso na escolha, então coloque tudo na ponta do lápis. Como ambos os eletrodomésticos têm vantagens e desvantagens, pese essas questões antes de definir a melhor escolha.