Comprar na Internet com Segurança

Dicas para aprender a comprar com cuidado

Hoje em dia a Internet se tornou um meio para muito mais coisas além da comunicação, com ela podemos estudar, trabalhar, se divertir e comprar. Sim, comprar. O problema está em como realizamos essa tarefa.

Vamos ser sinceros, por mais que existam sites seguros, boas promoções, facilidade e velocidade na hora da compra sempre ficamos desconfiados quando temos que comprar algo pela internet e não sabemos se o site é confiável ou não. Às vezes ficamos horas e horas olhando o objeto na tela de nosso computador sem saber ao certo se é realmente seguro comprar naquele site, alguns procuram indicações de amigos, outros de parentes e até nos comentários que existem no próprio site e até mesmo outras reclamações na internet.

Ganhe Dinheiro e Economize:

Recarga Pay - Faça seu cadastro e Ganhe 10 Reais na hora!

Cupons de Desconto Funcionando - Os melhores cupons de descontos de sites e aplicativos para você economizar muito dinheiro.

Mas, algo que todos nós temos que admitir, é que mesmo que você já compre há anos naquele site ou o tenha notado por indicação, sempre terá aquele medo de estar ou não fazendo a escolha certa.

Por que as pessoas compram pela Internet?

Para entendermos como funciona esse sistema, acredito ser melhor começar por este ponto. Comprar pela internet nos dá inúmeras vantagens, para aqueles que não têm tempo de ir à loja, a velocidade, para aqueles que não querem sair de casa ou estão cansados demais, a variedade de escolha num só clique, existem inúmeros motivos até o de consumir produtos que não estão a venda no Brasil!

Vamos lhe dar algumas informações e dicas sobre o que fazer quando for consumir pela internet.

  1. Não tenha vergonha

Pode parecer estranho, mas vou lhe explicar: nos sites de lojas online tem sempre um endereço físico e telefone, junto de e-mail, pegue esses dados e use-os, eles não estão ali para enfeite, ligue para o número sugerido, mande um e-mail, busque alguém da central de atendimento para conversar.

Faça perguntas simples sobre o produto, sobre a forma de entrega, como é realizado o pagamento, seja aquele consumidor chato, mas não irritante, lembre-se que a pessoa atrás da tela também tem uma vida.

  1. Procure indicações

Para aqueles mais tímidos, ou não querem ficar muito tempo na frente do computador dentro da loja, vá na área dos comentários dos clientes mais antigos, de uma lida no que eles falam, na classificação do produto, ou de seu vendedor, caso estiver comprando em sites produtos de segunda mão. Ou veja com aquele seu amigo que faz muitas compras online quais são os sites que ele sugere, nestes momentos o mais importante são as informações disponíveis dentro do próprio site.

  1. Procurando sites confiáveis

Para fazer uma compra online você precisa fazer uma série de coisas, um cadastro, cartão de crédito ou débito, CPF, endereço e vários outros dados, mas são todos dados pessoais e não podemos nos dar o risco de perder eles ou entregá-los de mão beijada para terceiros.

Por esse motivo nossa dica é, que é a mesma de muitos outros, só finalize a compra quando o endereço estiver com https:// em seu começo, exibindo em seu navegador um ícone de cadeado verde.

Você também deve clicar neste cadeado, fazendo isso você verá as informações de segurança dele.

Apenas com isso tudo você pode seguir em frente com a sua compra.

  1. Não compre em computadores públicos

O motivo é simples, muitos navegadores acabam retendo informações do usuário para uma futura visita naquele site, então um computador de utilidade pública está sem proteção alguma e seus dados correram muitos riscos.

Há também outras dicas importantes, tais como:

  • Sempre manter seu sistema de antivírus atualizado, se não possuir um a internet pode te oferecer alguns gratuitos;
  • Evite senhas óbvias demais, como datas de aniversário, nomes dos filhos ou do bichinho da família;
  • Compare os preços, você está usando o computador, não existe apenas aquele site seguro a sua disposição;
  • Preste atenção nos prazos de pagamento e de receber o produto.

Atenção: Após o recebimento do produto você tem o direito, caso ele venha rasgado, sujo, cortado, você tem o direito de receber um reembolso, muitas empresas grandes lhe oferecem três opções: você recebe um novo produto daquele que você comprou um cupom para comprar algo de igual valor ou juntar pontos para comprar outra coisa, ou seu dinheiro de volta.

Isso é um direito seu se seu produto veio danificado, você tem o direito de reclamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.