Exploração do Trabalho Infantil no Brasil

O trabalho infantil é crime, infelizmente há diversas crianças em todo o país que trabalham em péssimas condições, ganhando míseros salários para ajudar seus pais no sustento da família. Os trabalhos são os mais variados, na maioria das vezes em áreas rurais, com um trabalho pesado e braçal, sem quaisquer equipamentos de segurança.

Os empregadores dessas crianças são realmente exploradores, vale lembrar que a idade mínima para iniciar a trabalhar é de dezesseis anos no Brasil. Várias crianças revelaram que trabalhavam por apenas um prato de comida, que não recebiam salário, o que pode ser considerado um trabalho escravo.

Também é comum encontrarmos crianças pedindo esmolas nas ruas, vendendo balas em semáforos, fazendo malabarismo, correndo risco de vida. Mas, a pergunta é: Onde estão os pais dessas crianças?

Segundo relatos, a maioria dos pais estão por traz desse trabalho, forçam os filhos á saírem em busca de dinheiro. Já outros fogem de casa por algum problema (psicológico, físico ou outro) sem ter para onde correr, famílias totalmente desestruturadas, ou por outros motivos. A Organização Internacional do Trabalho desenvolve as leis para todos os países em relação ao trabalho, que devem ser cumpridas rigorosamente, assim como outras ONGs vem trabalhando para extinguir o trabalho infantil.

No Brasil o número de crianças trabalhando é muito grande, não há uma fiscalização rigorosa. Os empregadores de menores de 16 anos podem receber uma grande multa, ter o estabelecimento fechado, além de poder ser preso. Já faz um tempo que o governo Brasileiro criou um projeto para ajudar as famílias necessitadas através do Bolsa família, que vem ajudando bastante, mas infelizmente ainda não é o suficiente para eliminar o problema.

É importante que a sociedade brasileira tenha conhecimento das leis, afinal a melhor forma de erradicar o trabalho infantil é com a ajuda dos cidadãos, através de denuncias, não sendo necessário informar o nome. Existem locais apropriados para crianças que não tenham uma base familiar, lembrando que primeiro eles passam pelo Conselho Tutelar, onde será escolhido o melhor ambiente para essa criança crescer e se desenvolver, recebendo os cuidados necessários. Então faça a sua parte, ajude a combater o crime, manifeste-se e Denuncie!

Participe da discussão

1 comentário

  1. A exploração do trabalho infantil é só um reflexo das mazelas socioeconômicas de um pais em questão, não deve ser tratada de forma isolada, é como enxugar gelo, se as famílias não tem educação e nem emprego, não terão dignidade como cidadãos, leis em demasia sem fiscalização não são efetivas, aplicar os rigores da lei onde a dignidade das pessoas não é respeitada, cria um círculo vicioso perverso pra toda uma sociedade, quanto mais leis um pais tem, significa mais pessoas necessitando de controle, sinal que a ética dessa sociedade esta deteriorada, resumindo como proteger as crianças se não se protege o adulto?, temos que corrigir as causas dos problemas, não as consequências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *